Os indicadores lhe darão os resultados.

Como anda o desempenho de suas vendas? Chega de “achismo”!

Quando estamos lidando com gestão de vendas, devemos saber que, não só de gente, é preciso também saber trabalhar com a lógica e matemática. E aé aí que os indicadores de vendas entram, abastecendo as estatísticas em vendas.

Eles são extremamente fundamentais para que você se baseie em proficiência na hora de saber os resultados que buscam.

Indicadores fazem parte da estratégia de vendas.
Monitorar indicadores faz parte da boa gestão de vendas.

Vejamos alguns indicadores básicos para você começar a monitorar hoje mesmo:

INDICADOR Nº 1 – TAXA DE CONVERSÃO

A taxa de conversão mede a eficácia  dos vendedores de sua equipe, a partir da simples conta:

Nº DE VENDAS ÷ Nº DE OPORTUNIDADES, depois, multiplique o resultado da divisão por 100.

Ou seja: Se um vendedor atendeu 10 possíveis clientes e vendeu para 4, a conta fica: 4 ÷ 10 = 0,4. 0,4 x 100 = 40%

Uma taxa de conversão baixa pode significar que o vendedor não está conseguindo efetuar com êxito alguma etapa do processo de venda.

INDICADOR Nº 2 – ITENS POR VENDA/PEÇAS POR ATENDIMENTO

Esse indicador é mais utilizado em lojas, no mercado de varejo. Ela trará um resultado da quantidade de itens para um único cliente. Ou seja, se o mesmo cliente está comprando uma grande variedade de produtos, o que pode maximizar o seu lucro – trabalhando melhor e  aproveitando o mesmo cliente.

Quando este indicador apresenta um resultado baixo,  significa que o vendedor não está conseguindo realizar uma venda de um produto adicional aos clientes, por mais que ele esteja comprando de você. Ou mesmo pode trazer a necessidade de rever quais produtos você deveriam estar oferecendo ou o que pode estar faltando em sua loja. Quanto maior o número de itens para um único cliente, melhor a abordagem realizada e mais itens vendidos.

Quais indicadores você usa? Como eles se aplicam ao seus resultados finais? Descreva nos comentários!

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