Um verdadeiro líder de vendas é que tem pleno olhar sobre todas as coisas.

Qual líder você é?

Em algum momento em que está afrente de um projeto, liderando uma equipe de vendas e sendo o grande porta-voz de uma tarefa, você já se percebeu com falta de clareza ou não conseguiu observar tudo de uma forma mais transparente, assim, se perdendo?

Infelizmente, nesse caso, você está com a sua visão obstruída. Seus objetivos e metas estão fora de seu alcance porque você está vendado. Não está conseguindo encontrar ao menos uma saída, uma luz. Mas não fique assustado!

Para você não ser mais um líder vendado basta perceber quais são os possíveis problemas que estão acontecendo, envolvendo diversas capacidades profissionais suas.

Em primeiro lugar, perceba suas posturas e atitudes, sua forma de liderar. Lembre-se que você não somente organiza a equipe como também a instiga e influencia nas tomadas de decisões. Tenha em mente também quais são seus indicadores e se eles estão bem definidos; se a forma de trabalhá-los gera uma performance proveitosa.

O tempo ele é um poderoso aliado, mas somente se você conseguir administrá-lo corretamente. Caso contrário, se torna sua própria concorrência. Tenha foco nos prazos e horários e os antecipem, sempre que possível.

Um líder de vendas ele também deve saber organizar de maneira clara e concisa as campanhas e planejamentos de vendas. A campanha cumpre um objetivo de atender aos clientes, mas ela também deve ser atrativa para sua equipe de vendedores, os motivando com comunicação liberal e facilitadora, além de uma base lucrativa/comissionaria que sejam de acordo com todos os requisitos e pedidos, visando sempre pensar que é uma recompensa por um trabalho feito em excelência.

A equipe e as vendas refletem o líder

A equipe, quando está falha e não consegue alcançar os objetivos estipulados, não deve ser totalmente culpada. Ela é o reflexo do líder, ela o acompanha intensamente. Então se caso acontecer algo de errado dentro do planejamento estabelecido, desde a criação da campanha até sua ativação, tenha resiliência em perceber uma solução e ao mesmo tempo, não sobrecarregar a culpa aos outros.

Parece muita coisa, mas na prática, é muito simples e não exige muito do líder. Não mais de quando está vendado, perdido. Um excelente líder de vendas é organizado, profissional e coerente em suas atitudes e metas. Comece a tirar a venda, se estude, se analise e perceberá como esse salto só lhe renderá bons frutos.

Ficou interessado no conteúdo? Tem alguma pergunta, comentário ou experiência que possa agregar a esse debate? Escreva nos comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.