O que é o profissonal Coach?

Para facilitar, vejamos a diferença entre o coach, o psicólogo e o consultor

No Brasil, ainda é muito comum a seguinte dúvida: O que um coach faz, na prática?

Então vamos lá, de forma bem simples. Imagine uma linha do tempo dividida entre: passado, presente e futuro.

O Psicólogo

O psicólogo é um profissional clínico que atende seus pacientes. Dentro da linha do tempo, ele pode trabalhar com o passado de seus clientes, trabalhando traumas ou situações traumáticas do passado para trabalhar uma solução com seu paciente, certo? Aqui está a diferença nº 1!

Coaching NÃO TRABALHA com o passado. Não julga ações passadas. E NÃO trabalha com o foco no passado. É, de alguma forma, terapêutico, mas NÃO é terapia!

O Consultor

 

O consultor olha para o presente e traça objetivos para o futuro. Ele proporciona uma estrutura  com normas e regras a serem seguidas, orientando seus clientes segundo seu método já pré-moldado. E aqui está a diferença nº 2!

O coach NÃO DÁ A PALAVRA PRONTA. Não direciona seu cliente. Não dá conselhos. Não diz o que o seu cliente precisa fazer, ao contrário do consultor!

O Coach

O coach é o profissional responsável pela condução do processo de coaching. Seu cliente é chamado de coachee. Assim como o consultor, coach parte do presente e trabalha com foco no futuro. Na linguagem coach, o primeiro passo do coach é identificar o estado atual de seu cliente – sua situação atual, o que chamamos de PONTO A.  Em seguida, coach e coachee definem qual será o estado desejado do coachee, estabelecendo-se uma META a ser alcançada. Essa meta representa o PONTO B.

A grande missão do coach é apoiar seu coachee para que ele saia do PONTO A e chegue no PONTO B!

É importante ressaltar que o coach NÃO é religião. Não trabalha com cura. Não existe coaching espiritual, coach disso ou daquilo… Coaching é coaching!

Em meu trabalho, antes mesmo de começar qualquer processo de coaching eu faço uma avaliação no possível coachee para ver se de fato ele está preparado para o processo de coaching. Interessado em saber mais? Entre em contato conosco pelo mario@mariobodnar.com.br ou telefone 16 997149256.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.